Biólogos percebem que lagarto gigante das Filipinas é uma nova espécie

06-02-2011 19:25

 

Foto: Arvin C. Diesmos – Museu Nacional das Filipinas / AP

Dieta à base de frutas - Diferentemente de seu parente indonésio 'Varanus komodoensis', o filipino 'Varanus bitatawa' não é apreciador de carne (Foto: Arvin C. Diesmos – Museu Nacional das Filipinas / AP)

Fotos de abril de 2006 divulgadas pelo Museu Nacional das Filipinas mostram lagarto-monitor com pintas douradas, que ganhou nesta semana um nome mais pomposo: Varanus bitatawa.

 

Apreciador de frutas e discreto habitante das montanhas de Sierra Madre, nas Filipinas, o lagarto-monitor, da família dos varanídeos, é um parente bonzinho do Varanus komodoensis, o famoso dragão-de-komodo, nativo da Indonésia.

 

O dragão-de-komodo é o maior bicho desse tipo conhecido. Com até 3,5 metros de comprimento, gosta de carne e mata suas vítimas por lento envenenamento.

 

Já o Varanus bitatawa é que costuma virar almoço dos habitantes da Sierra Madre, para quem a novidade é que a iguaria agora tem um nome científico, após ser descrita na edição desta semana da revista científica "Biology Letters", da Royal Society.

 

Foto: Arvin C. Diesmos – Museu Nacional das Filipinas / AP

Longe dos holofotes - lagarto-monitor-de-pintas-douradas não sai das florestas da Sierra Madre, nas Filipinas, mas ainda assim às vezes vira refeição dos nativos (Foto: Arvin C. Diesmos – Museu Nacional das Filipinas / AP)

 

https://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1560166-5603,00.html