Livro virtual comemora o Ano Internacional da Biodiversidade

04-02-2011 22:42

Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) lançou o livro virtual Insetos: uma aventura pela biodiversidade. O objetivo é atrair a curiosidade dos jovens, principalmente alunos do Ensino Médio, e motivá-los a buscar mais conhecimentos na área ambiental. A obra, de autoria dos pesquisadores do IOC Jane Costa, Carlos Eduardo Almeida, Márcio Félix e Nicolau Maués Serra Freire, está disponível aqui. “Nossa equipe desenvolveu um trabalho que pudesse ser inserido em um contexto mundial de conscientização. Acreditamos no sucesso deste projeto educativo voltado para adolescentes por eles possuírem uma mentalidade crítica e podem contribuir futuramente a favor de um desenvolvimento sustentável na preservação da biodiversidade” afirma Jane Costa, chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC.

 

A iniciativa do livro virtual surgiu pela sua maior capacidade de abrangência e para que o seu acesso pudesse ser livre e gratuito. O grande destaque do projeto é o layout extremamente colorido, vibrante e moderno. Segundo a pesquisadora, o design conseguiu conciliar a personalidade da Entomologia com a personalidade dos jovens. “Depois de quase dois anos de trabalho, podemos afirmar que a experiência foi bastante interessante, tanto que já temos planos para outros livros virtuais”, reforça Jane. Também serão lançadas ações de desdobramentos deste lançamento como atividades para estudantes durante as férias.

 

Outro futuro projeto é a publicação do livro Insetos: uma aventura pela biodiversidade em formato tradicional em papel para 2012 durante um evento internacional que está sendo organizado pela Fiocruz. Além disso, em breve será lançada a sua versão digital em inglês.

Fonte: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3725&sid=9

Autor(a)/Créditos: Úrsula Neves, Agência FAPESP