Motivação

03-06-2011 21:19

Existem algumas coisas que são óbvias, mas nem sempre nós as praticamos. Por exemplo, sabemos que caminhar todos os dias faz bem à saúde, mas nem todos praticam.
Sabemos que tomar pelo menos 8 copos de água todos os dias, faz bem à saúde, mas não é todo mundo que toma.
Sabemos que estudar todos os dias faz muito bem ao intelecto, mas não são todos os alunos que estudam.
Deixamos os estudos para última hora. É a diferença entre a teoria e a prática.

Conclusão, é mais fácil falar do que praticar. Podemos falar aquilo que desejamos, mas para colocar em prática precisamos de força de vontade.
O que nos impulsiona a praticar aquilo que falamos é a motivação. Ou seja, ter um motivo que nos impulsione à ação.
A motivação, de acordo com o dicionário Aurélio, é: “Ato ou efeito de motivar ; palavra popularmente usada para explicar por que as pessoas agem de uma determinada maneira.”

Em outras palavras, a vontade de ter boa saúde, de aprender deve ser tão forte que nos leve a praticar exercícios físicos, tomar 8 copos de água e estudar todos os dias.
Og Mandino, certa vez disse: “O fracasso jamais me surpreenderá se a minha decisão de vencer for suficientemente forte.”
O segredo portanto, é encontrar uma motivação na vida acadêmica e profissional.

Qual é a motivação na sua vida? Por que você estuda? Por que você trabalha?

Dizem que há dois momentos especiais na nossa vida, primeiro, o dia que você nasce e, segundo, quando você descobre porque nasceu nessa Terra.
Existem pessoas de muito talento, mas que não chegam a lugar algum. Essas pessoas não têm um objetivo definido em suas vidas.
O que pode motivar um aluno estudar é o ardente desejo de aprender as coisas. É estar faminto de conhecimento.
O ideal é que esse desejo seja focado em uma área específica, seja medicina, direito, engenharia, administração, contabilidade, não importa a área, você deve procurar ser o melhor.

O mercado de trabalho sempre abrirá as portas para aqueles que fazem o seu melhor, para aqueles que são apaixonados por aquilo que fazem.
Como professor, é difícil identificar quem está motivado ou não. Se eu perguntar em uma sala de aula, quem está motivado, é capaz de alguns levantarem as mãos.
A motivação se mede pelas atitudes e não pelas palavras. O aluno motivado é aquele que freqüenta todas as aulas, é pontual, faz todos os deveres, participa, faz perguntas, está sempre atento às explicações do professor.

João era um aluno muito dedicado, sempre pontual, prestava atenção às aulas. No entanto, ele tinha dificuldade em matérias que envolviam cálculos. Na primeira prova, teve um desempenho fraco, tirou uma nota baixa. Assistiu a revisão automática do professor e fez uma avaliação pessoal dos pontos que precisava melhorar. Entrou em um grupo de estudo e se esforçou ao máximo. Como resultado do seu desempenho, começou a entender a matéria e as notas melhoraram.

O fato de João ter superado a dificuldade, aumentou-lhe a autoconfiança para enfrentar novos desafios. João conseguiu um bom estágio que lhe deu oportunidade de emprego. Ele se formou e entrou em um programa de pós-graduação. Sempre manteve seu objetivo, que era aprender as matérias e tornar-se um profissional competente.
A motivação fez a diferença na vida de João. A motivação fará uma diferença na sua vida.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Prof. Gilberto T. Suzuki
UNAMA – CESA
Recebeu o prêmio UNESPA em 2002