Museu da Vida promove sarau científico sobre as células-tronco

04-02-2011 22:40

Para alguns, a pesquisa com células-tronco é uma grande promessa da medicina. Para outros, uma ameaça à moral e à ética, já que supõe o uso de embriões humanos. Parte da população brasileira se envolveu ativamente nesse debate e vários grupos, como cientistas e religiosos, apresentaram suas posições sobre o tema durante o processo de aprovação da Lei de Biossegurança. Até hoje, porém, embora a legislação sobre o tema já esteja em voga, a polêmica ainda persiste. Que tal se engajar você também nessa discussão?

 

Este é o tema do próximo sarau científico, que acontecerá neste sábado (29/1), às 11h, no auditório do Museu da Vida da Fiocruz. Misturando apresentações teatrais, música e debates, o evento discutirá a pesquisa com células-tronco, seus benefícios e controvérsias em uma linguagem descontraída, voltada principalmente ao público jovem.

 

Projeto Wellcome Trust

 

O sarau científico As células-tronco em cena faz parte de uma série de eventos que serão desenvolvidos dentro do projeto Sarau Científico, financiado pelo programa de Engajamento Público da Wellcome Trust – instituição britânica de caridade dedicada ao financiamento de pesquisas na área da saúde – e coordenado pela chefe do Museu da Vida, Luisa Massarani.

 

O objetivo do projeto é oferecer atividades culturais e científicas aos jovens, sobretudo aos que vivem em regiões mais carentes de atividades de divulgação científica, criando oportunidades para se discutir o impacto da ciência na sociedade e questões bioéticas envolvidas em assuntos polêmicos como transgênicos, células-tronco e outros. Os saraus, voltados aos jovens a partir de 15 anos, são comandados por uma equipe de atores e músicos, além de contar com a participação de jornalistas e especialistas nos diversos temas a serem abordados.

 

A edição sobre células-tronco contará com a participação do biólogo Daniel Veloso Cadilhe, do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias, sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de responder dúvidas sobre o tema, o convidado falará sobre as pesquisas mais atuais em células-tronco no Brasil.

 

Serviço

Sarau científico As células-tronco em cena

Data: sábado, 29 de janeiro, às 11h

Local: auditório do Museu da Vida (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos)

Entrada gratuita

Fonte: https://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3768&sid=9

Autor(a)/Créditos: Agência Fiocruz