Aquecimento global pode durar vários séculos

04-02-2011 02:34

Cientistas canadenses afirmam que o dióxido de carbono que foi liberado na atmosfera, continuará contribuindo para o aquecimento global durante séculos, podendo até causar o colapso de um enorme lençol de gelo da Antártica, além de aumentar os níveis do mar.

De acordo com a pesquisa realizada, a suspensão imediata de emissões e o completo abandono dos combustíveis fósseis, não poderão impedir o aquecimento do oceano da Antártica, ou ainda a desertificação na África do Norte.

“Precisamos urgentemente de uma ação conjunta de amplitude global, que busque desenvolver metodologias para a produção de energia limpa a partir de fontes renováveis, diminuindo dessa forma nossa dependência dos combustíveis fósseis”, alerta o biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn.

Vale ressaltar que são reversíveis diversas consequências negativas no Hemisfério Norte, como por exemplo, as reduções de gelo no Ártico, significando que os esforços globais para reduzir os gases de efeito estufam não são um desperdício de dinheiro e esforço.

Estão surgindo simulações que mostram as maiores diferenças em algumas partes do planeta, no entanto, entre reduzir as emissões em 2010 ou em 2100, estão surgindo variações de temperatura entre 1 e 4 graus Celsius, o que representa um argumento para a ação de redução imediata das emissões de dióxido de carbono.